segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Meditação e Partilha da Palavra – Pão Nosso de cada dia, nosso alimento Espiritual

6° Semana do Tempo Comum - Ano C - Lucas

Paz do Bom Jesus e o Amor de Maria!

Hoje iremos relembrar as leituras que marcaram o ritmo dos dias da 6° Semana do Tempo Comum, tendo como base a leitura retirada da Carta de Hebreus, 1° leitura do último sábado, 23 de fevereiro.
Reserve um tempo para este estudo da Palavra de Deus e Oração, se possível acenda uma vela, prepare seu oratório, sugerimos você fazer anotações no seu Diário Espiritual, escrevendo aquilo que você achou mais importante e que Deus lhe falou.
Leitura Bíblica: Hebreus 11,1-7.
A leitura de Hebreus encerra o ciclo de leituras que nesta semana meditou o livro do Gênesis dos capítulos 4–9, mas precisamente até o capítulo 11. Estamos vivendo o primeiro ciclo do Tempo Comum deste ano de 2019, que irá até o início do Tempo da Quaresma, que será celebrada na próxima semana com a quarta-feira de cinzas.

Caim e Abel
Imagem: Internet
Nestas leituras de Gênesis relembramos ou (conhecemos) a História de Caim e Abel, o primeiro assassinato, onde recordamos as tantas cenas de violência que acompanhamos estarrecidos no noticiário, sem se esquecer daquelas que não se tornam pauta no jornalismo. Nota-se, infelizmente, que cada vez mais o homem esta afastamento Deus do seu coração, podemos escutar em cada clamor do sangue de tantos Abel(s) do dia de hoje o quanto o homem esta perdendo a humanidade e a caridade para com o seu próximo, resultado de uma cultura de violência que se baseia e alimenta no egoísmo e na ganância de poder, dinheiro, status. O ser-humano é tratado quase como que nada. Esta cultura de medo e violência precisa ser exorcizado. É tempo de voltar ao primeiro amor. É tempo de oração! Precisamos de mudanças drásticas, como por exemplo, educar bem os jovens, dever de cada pai, mãe, educador. E não custa repetir, regado com uma boa dose de temor à Deus e oração!
Depois pudemos acompanhar a trama da história de Noé. O
Arca de Noé e o Dilúvio
Imagem: Internet.
pecado entra e toma conta do mundo e por isso Deus manda o Dilúvio. É preciso entender que o Bom Deus em nenhum momento quis destruir a humanidade e nem a criação e sim o pecado, ou seja, lavar com a água do Dilúvio a Criação corrompida pelo pecado e dois símbolos se destacam neste relato: a arca onde a vida é preservada, hoje a arca é a Igreja e a água do dilúvio que faz alusão ao nosso batismo. Pelo Batismo cristão nós somos lavados de nossos pecados e nos tornamos membros da comunidade cristã e filhos adotivos de Deus.
Encerramos a semana lembrando a Cátedra de Pedro, ou seja, a base de nossa fé. A leitura da Carta aos Hebreus aqui destacada relembra a fé dos nossos antepassados atestada por “um bom testemunho” (v. 2). É pela fé que entendemos como o universo, da qual fazemos parte como criatura, foi criado e “organizado por uma palavra de Deus” (v. 3). O texto ainda destaca a fé de alguns personagens: Caim e Abel (v. 4), Henoc (v. 5) e Noé (v. 7).
Frase bonita que merece ser destacada, é a que diz: “as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê” (v. 3) com a qual podemos fazer a seguinte reflexão individual e pessoal: como esta a minha fé? Não podemos ver Deus, mas podemos o sentir “aquilo que não se vê”.
“A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera” (v. 1). Peçamos a graça a Deus de renovar a nossa fé, pois ela (a fé) não é um sentimento ou algo que provêm do coração humano e sim de Deus. A fé é uma virtude destacada ao lado lá esperança e da caridade e nos ensina o Apóstolo São Paulo que a Caridade é o dom maior, por exemplo, um filho quando está no erro, sua mãe não desiste de rezar por ele, mesmo que ainda o mundo e todos digam para ela que seu filho não tem mais jeito, a fé desta mãe pode até esmorecer, mas o seu amor pelo seu filho é maior e por isso ela não deixa de crer e rezar pela sua conversão. Por isso, que dizemos antes: precisamos voltar ao primeiro amor e devemos fazer isto olhando para um norte que é Deus e quem nos aponta este norte é São Pedro. Pedro é quem confirma a nossa fé (cf. Lc 22,31-32).
Cátedra de Pedro
Imagem: Internet
Queremos agora convocar a todos a rezarem pelo ministério petrino do nosso Papa Francisco, nosso pastor e capitão do nosso barco. Humilde, atual e urgente foi sua atitude em convocar na última semana os bispos para tratar de um assunto tão delicado: o abuso de menores por membros da Igreja. Enquanto vemos o mundo bombardeando por todos os lados nossa Igreja, Pedro numa posição firme continua a confirmar nossa fé, ato profético de pedir perdão e tomar decisões claras que orienta o barco para o norte, apontando o caminho a seguir, “as portas do inferno não prevalecerão” pois é a “minha Igreja” é Cristo quem nos diz. E é sobre Pedro, a pedra angular de nossa fé, que nossa Igreja foi edificada (Mt 16,18). Ela, além de tudo, é assistida pelo Espírito Santo.
Oremos pedindo a renovação de nossa fé, dizendo como aquele pai do Evangelho que tinha um filho atormentado por um espírito mudo: “Eu tenho fé, mas ajudai a minha falta de fé” (Mc 9,24). Peçamos também pela nossa Igreja, pedindo a intercessão de Nossa Senhora! Não sintamos vergonha da nossa fé, não tenhamos vergonha de ser católicos!

OrAção
Comece invocando o Espírito Santo, abrindo-se a sua ação e se esvaziando de tudo aquilo que o destraí, depois num tempo de silêncio sinta a precenca de Deus e deixe o Espírito Santo ir fluindo no seu coração.
Peça ao Bom Jesus o dom da fé, ele nos prometeu que quem tiver a fé do tamanho do grão de mostarda é capaz de mover montanhas, também nos ensina que quem bate à porta a porta se abrirá.
Nem só de pão viverá o homem,
mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus.
Imagem: Internet
Reze como aquele pai do evangelho que tinha um filho com espírito mudo:  “Eu tenho fé, mas ajudai a minha falta de fé”.
Peça ao Senhor que cure sua fé, que ele renove e restitua a sua fé. Peça ao Senhor um avivamento de sua fé no Santo Espírito. Peça que o Senhor cure dos seus medos, desconfiancas, decepções, de tudo aquilo que possa atrapalhar a sua fé.
Lembre-se de alguns personagens da Bíblia, como: Abraão, Davi, a mulher que foi curada do fluxo de sangue, Pedro e tantos outros... reze com estas palavras: "Senhor eu creio, mais aumentai a minha fé"... Vai pedindo a graça de uma mudança de sua fé com as suas palavras... Peça uma fé mais viva, mais confiante, sem timidez...

Termine professando a sua fé, rezando: Creio em Deus...
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
Reze uma Ave Maria pelo Papa emérito Bento XVI e o Papa em exercício Francisco e pela Igreja.

Deixe seus comentários, diga se este texto o ajudou na sua caminhada de fé, deixe seu Pedido de Oração para que os missionários Lux et Pax interceda por você e também partilhe o seu Testemunho.

Compartilhe com que precisa, ajude a levar e anunciar o Bom Jesus para mais pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário