Institucional

Nossa História

A Obra Missionária Lux et Pax – MILEP, foi fundada no dia 29 de setembro de 2007 (Festa Litúrgica de São Miguel, Arcanjo e também dos outros dois Arcanjos: São Rafael e São Gabriel), no município paulista de Itapecerica da Serra, em frente ao Mosteiro Beneditino Rainha da Paz. Porém, a sua inspiração já vinha desde antes. Seu atual presidente e maior motivador Rafael Araújo, ainda pequeno, teve uma aproximação, mediante a sua família, de algumas manifestações culturais religiosas: missas, festas, romarias, congadas, procissões, rezas do terço que ficaram fortemente impregnadas em seu coração. Foi por meio de suas visitas a Canção Nova, a TV Século XXI, a sua participação em retiros, seu ingresso na Legião de Maria, sua aproximação da Comunidade Sant’Edigio, Movimento dos Focolares, da Prelazia Opus Dei e ouvindo as palestras de alguns sacerdotes: Pe Alberto Gambarini, Mons. Jonas Abib e Pe Léo, scj, que ele entendeu o seu chamado. Uma semente foi deposita em seu pequeno coração, quando um dia visitou o Santuário do Senhor Bom Jesus de Pirapora e depois a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape: “ser bom”, mas como? Motivado por um de seus irmãos, começou a desenhar e não mais parou, depois veio o teatro e a criação de roteiros, com estes dotes artísticos descobriu que tinha um dom e que ele não podia ficar “guardado na gaveta”, foi quando descobriu que se vendesse aquilo que ele produzisse ele teria dinheiro para ajudar o próximo, mas não só, assim como nas antigas igrejas que retratava passagens bíblicas ou a vida de algum santo por meio da pintura, ele poderia se utilizar da arte para anunciar o Bom Jesus. Mais foi em uma experiência como voluntário em uma clínica de tratamento de dependentes químicos, após contemplar a miséria humana, e onde um ser humano podia chegar é que ele definiu o seu projeto de vida e deu uma resposta concreta ao Bom Deus: “Ser lamparina do Mundo anunciando Jesus Cristo, Luz dos Povos, para que haja paz no coração das pessoas e para que o Bom Pai que mora nos céus seja glorificado.” (cf. Mt 5, 14 e 16).
As festas, manifestações e tradições culturais são onde as pessoas, mesmo passando por dias difíceis, deixam um pouco de lado suas tristezas e preocupações e com um sorriso festejam e deixa transparecer o melhor: o prazer de viver, isto é uma prefiguração do Reino dos Céus, onde não haverá mais choro, nem morte, nem luto, nem grito e nem dor (cf. Ap 21, 4). A Missão Lux et Pax, nasce para que as pessoas descubram a verdadeira paz e a verdadeira alegria e vivam já esta realidade que o Bom Deus promete a todos os que acreditam e buscam o seu nome.
Respeitando as diversidades culturais, a Missão Lux et Pax em espírito de Unidade, respeito e diálogo, nasce como colaboradora para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Passaram-se cinco anos e a Missão Lux et Pax começa a se consolidar. Em Itapecerica da Serra temos três missionárias orantes e na sua primeira Missão: A Célula São Paulo – que é a nossa frente de missão na cidade de São Paulo/SP, contamos com mais de 12 missionários, distribuídos entre as Paróquias Menino Jesus, Tucuruvi e a Paróquia N Sra da Medalha Milagrosa, jd. Apurá.
Hoje não tem como fazer uma boa evangelização com arte se não utilizarmos dos meios de comunicação de massa que se tornaram nosso segundo meio. Realizamos nossa missão por meio de blogs e de algumas redes sociais. É o Evangelho chegando onde muitas vezes não conseguimos chegar com as nossas pernas.

Ser Lux et Pax 

O que nos une é a consagração ao Bom Deus dentro de um mesmo carisma, a doação de nossas vidas numa vocação comunitária, por isso a Comunidade Católica Missão Lux et Pax comporta todos os estados de vida: matrimônio e celibato em suas diferentes formas (sacerdócio, leigos consagrados). É a comunhão na diversidade de estados onde todos buscam a vivencia trinitária. Nesta diversidade de estados de vida situa-se a comunidade de vida e de aliança.

Formas de Vida 

Comunidade de Vida – É uma vocação, chamado do Bom Deus, dado aqueles irmãos que, numa consagração plena ao Bom Deus e a seu Reino, propõe-se, segundo o carisma da Comunidade, o itinerário de santidade cristã seguindo os conselhos evangélicos. Residem em casas comunitária (Casas Missionárias), procurando viver em fraterna comunhão, uma vida evangélica impregnada do espírito de oração (adoração e louvor) e com dedicação exclusiva ao apostolado, partilha de vida e renuncia completa dos bens. Podem ser casados ou celibatários.

Comunidade de Aliança – É uma vocação onde o Bom Deus chama e consagra a Ele através do carisma da Comunidade, com compromissos de pobreza, obediência, castidade e do anúncio do Evangelho por meio da Arte, seguem regras comunitária e participam do serviço na obra com tempo determinado. Residem em suas próprias casas, ou no terreno comunitário. Podem ser casados e celibatários.

Amigos, Sócios, Colaboradores e Simpatizantes – São pessoas que, colaboram com a Obra sem fazerem votos de compromissos com ela. Sua colaboração pode ser em forma de doações, na formação, ou ainda em nossos trabalhos e eventos. Podem ser pessoas de outras profissões cristãs, não cristãs ou sem convicção religiosa, que acreditam na transformação do mundo fazendo o bem.

Carisma Lux et Pax 

“Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda Criatura” (Mc 16, 15)
“Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim,  se eu não anunciar o Evangelho!” (I Cor 9, 16)

Nosso carisma nasce destes trechos bíblicos: Mt 5, 14. 16; 25, 1-13; Jo 1, 5. 7-8 e 14, 27 e é: “Ser luz para levar e testemunhar a verdadeira Luz para todos aqueles que estão nas trevas, para que estes tenham e sintam a verdadeira paz que o mundo não pode dar e glorifiquem vosso Bom Pai que esta nos céus.”.
Nós vivemos este Carisma no anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, por meio da Arte e da Cultura, mas não somente na dimensão do anúncio mais, principalmente, também no testemunho de nossa própria vida com práticas evangélicas, que demonstram o verdadeiro cristão. Este nosso trabalho se resume em resgatar a dignidade humana de filhos e filhas do Bom Deus, queremos ajudar as pessoas a descobrirem o Bom Jesus e ter um encontro pessoal e definitivo com Ele para que tenham suas vidas renovadas (cf. Ap 21, 5) e assim consigamos juntos também renovar o mundo. Homens e mulheres novos para um mundo novo.

«Criado à imagem de Deus», o homem exprime também a verdade da sua relação com Deus Criador pela beleza das suas obras artísticas. A arte é, com efeito, uma forma de expressão especificamente humana. Para além da busca da satisfação das necessidades vitais, comum a todas as criaturas vivas, a arte é uma superabundância gratuita da riqueza interior do ser humano. Fruto do talento dado pelo Criador e do esforço do próprio homem, a arte é uma forma de sabedoria prática, unindo conhecimento e habilidade para dar forma à verdade duma realidade, em linguagem acessível à vista ou ao ouvido. A arte comporta assim uma certa semelhança com a atividade de Deus no mundo criado, na medida em que se inspira na verdade e no amor dos seres. Como qualquer outra atividade humana, a arte não tem em si mesma o seu fim absoluto; mas é ordenada e enobrecida pelo fim último do homem. (CIC – Catecismo da Igreja Católica, 2501).
A arte sacra é verdadeira e bela quando corresponde, por sua forma, à sua vocação própria: evocar e glorificar, na fé e na adoração, o Mistério transcendente de Deus, beleza excelsa e invisível de verdade e amor, revelada em Cristo (...) A Arte sacra verdadeira leva o homem à adoração, à oração e ao amor de Deus Criador e Salvador, Santo e Santificador. (CIC, 2502).
As belas-artes, mas sobretudo a arte sacra, «estão relacionadas, por sua natureza, com a infinita beleza de Deus, que deve ser expressa de algum modo nas obras humanas. E tanto mais se consagram a Deus e contribuem para o seu louvor e para a sua glória, quanto mais se afastarem de todo o propósito que não seja o de contribuir o mais eficazmente possível, através das suas obras, para dirigir o espírito dos homens, piamente, para Deus». (CIC, 2513).
«A Boa-Nova de Cristo renova constantemente a vida e a cultura do homem decaído; combate e remove os erros e os males decorrentes da sempre ameaçadora sedução do pecado. Purifica e eleva incessantemente os costumes dos povos. Com as riquezas do alto ela fecunda, como que por dentro, as qualidades do espírito e os dotes de cada povo e de cada idade; fortifica-os, aperfeiçoa-os e restaura-os em Cristo.» (CIC, 2527, ver também 854 e 2441).

Baluartes Lux et Pax 

Os Padroeiro-Mores 

Senhor Bom Jesus “Ecce Homo” – Assim que nasceu a Missão Lux et Pax ela foi consagrada ao Senhor Bom Jesus em seu Santuário em Pirapora do Bom Jesus – SP, é Ele quem nos inspira em nosso modo de ser: Amar como Jesus amou/ Sonhar como Jesus sonhou/ Pensar como Jesus pensou/ Viver como Jesus viveu/ Sentir o que Jesus sentia/ Sorrir como Jesus sorria” (Amar como Jesus amou, Pe Zezinho, scj). Sob o manto do Senhor Bom Jesus e amparado pelo seu bondoso olhar, cada Missionário se dispõe a sair pelo mundo falando das maravilhas realizadas por este Amor.
 


Nossa Senhora dos Prazeres, Mãe da Luz e da Paz – Também consagrada a Nossa Senhora dos Prazeres, em seu Santuário situado em Itapecerica da Serra – SP, a Missão Lux et Pax é uma Obra de Maria. Estruturada como um exército, baseado na espiritualidade da Legião de Maria, o Missionário Lux et Pax deve ser Maria no mundo, consolando e alegrando o Bom Jesus presente nos vários irmãos sofredores que encontrar em seu caminho.







Os Nossos Exemplos e Amigos no céu 

São Miguel, Arcanjo – Somos constituídos como um exército que serve a um Rei e uma Rainha: o Bom Jesus e Maria. E como todo exército é submetido a um Comandante, nós nos movemos mediante os comandos de São Miguel Arcanjo, que tem uma luta constante travada contra o mal. Somos um exército que defende a Igreja, para honra e glória do Bom Deus.

Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face – Com a ajuda dela, o Bom Deus nos revela o chamado e a vivermos a pequenez, no esvaziamento (Kenosis) de nós mesmos, ensinado-nos que: “viver de amor é dar sempre, sem medida, sem reclamar na vida alguma recompensa.” Com ela aprendemos a riqueza da Oração e ser o Tudo no seio da Igreja.

São Roque – Com ajuda dele, encontramos forças para abandonar tudo no seguimento do Bom Jesus e nos esforçarmos ao máximo para sermos solícitos em tudo que Ele nos pedir, na missão de anunciar o Evangelho por meio da Arte e da Cultura, consolando e ajudando o nosso próximo, sobretudo, o pobre e marginalizado.

Outros amigos Intercessores 

São Bento, Santa Escolástica, São Francisco de Assis, Santa Clara de Assis, São Benedito, Santo Antônio de Pádua (ou Lisboa), São José, São Gabriel e São Rafael Arcanjos, Santo Anjo da Guarda, São Domingos Sávio, São João Paulo II, Beata Teresa de Calcutá, Servo de Deus Nelsinho Santana, Beata Chiara Badano, Serva de Deus Chiara Lubich, Servo de Deus Pe. Donizetti Tavares de Lima, Servo de Deus Guido Schäffer e Beato Pier Giorgio Frassati.

Oração da Comunidade Lux et Pax

Pai Santo, que a Luz de vossa Glória continue a resplandecer sobre a face da terra e sobre todos nós. E que do Espírito Santo nos dê a humildade e a força necessária para superar todas as provações, cansaços, desilusões e ofensas na paz e alegria. Ensina-nos a amar o outro. A sermos servidores fiéis e desinteressados. Adoradores e incansáveis anunciadores e testemunhas do Evangelho anunciado pelo teu Filho, o Senhor Bom Jesus, enquanto consagrados a Ti em um carisma que nos ultrapassa. Ser Lux et Pax no mundo, para alcançarmos a paz e as alegrias do Céu. Amém.
Nossa Senhora dos Prazeres, Mãe da Luz e da Paz e todos os Santos intercessores desta Obra, rogai por nós!

Vocacional Lux et Pax 

Você sente o chamado a ser Lux et Pax no mundo?
Você já pensou em ser Leigo Consagrado?

Faça um encontro vocacional conosco:

- Nosso Carisma: “Ser luz para levar e testemunhar a verdadeira Luz para todos aqueles que estão nas trevas, para que estes tenham e sintam a verdadeira paz que o mundo não pode dar e glorifiquem vosso Bom Pai que esta nos céus”. Nosso Carisma se resume em anunciar o Evangelho por meio da Arte e da Cultura.

- Nossa Missão: No campo Cultural e das Belas Artes resgatar a dignidade humana de Filhos e Filhas do Bom Deus.

- Principal forma de Oração: Liturgia das Horas, Celebração da Palavra e da Eucaristia, Adoração ao Santíssimo, Recitação do Santo Terço, Leitura Orante da Palavra (Lectio Divina), e outras práticas pessoais de devoção.

Entre em Contato:

Célula São Paulo/SP e Itapecerica da Serra/SP
Célula Rio de Janeiro/RJ

Quer conhecer melhor nosso Carisma, Espiritualidade e Apostolado e ser um(a) Missionário(a) Lux et Pax?

Entre em contato conosco pelo e-mail: om_milep@hotmail.com

Conheça também a Barca Vocacional o serviço de animação vocacional da MSV (Missão Lux et Pax Secretariado Vocacional)
acesse: Click aqui para ter mais isnformações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário