sábado, 26 de julho de 2025

FESTA DO SENHOR BOM JESUS 2025, PADROEIRO DA MISSÃO LUX ET PAX – Louvores ao Senhor Bom Jesus – Tema: Senhor Bom Jesus, rosto da esperança.

Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus - Padroeiro-Mor da Obra Missionária Lux et Pax
Tema: Senhor Bom Jesus, rosto da Esperança.
"Louvores ao Senhor Bom Jesus"


    Estamos vivendo o Ano Jubilar, que celebra os 2025 anos do nascimento de Jesus, trata-se do Ano da Esperança, com o tema: Peregrinos da Esperança. Neste ano de bênçãos e indulgências a Novena e a Festa do Senhor Bom Jesus, em comunhão com toda a Igreja, tem como tema: Senhor Bom Jesus, rosto de esperança. O Senhor Bom Jesus é o Padroeiro da Obra Missionária Lux et Pax. Ele é toda a fonte do nosso carisma e espiritualidade. A mensagem de nossa Evangelização é basicamente: o Senhor Bom Jesus. Sua Mãe, Maria Santíssima, é venerada em nosso Carisma com o título de Nossa Senhora dos Prazeres, Mãe da Luz e da Paz, ela é a Mãe do Senhor Bom Jesus. Para darmos inicio a esta nossa reflexão e compreendermos o aspecto principal da devoção ao Senhor Bom Jesus no Carisma da Missão Lux et Pax, vamos ler o Evangelho de João 19,1-5:

Pilatos mandou então flagelar Jesus.

Os soldados teceram de espinhos uma coroa e puseram-lha sobre a cabeça e cobriram-no com um manto de púrpura.

Aproximavam-se dele e diziam: “Salve, rei dos judeus!”. E davam-lhe bofetadas.

Pilatos saiu outra vez e disse-lhes: “Eis que vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele nenhum motivo de acusação”.

Apareceu então Jesus, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse: “Eis o homem!”.[1]

REZE A NOVENA DO SENHOR BOM JESUS 2025


Da religiosidade popular, da cultura e do folclore, emerge um sonho: a Obra Missionária Lux et Pax.


    As manifestações do povo — festas, procissões, devoções particulares, músicas — constituem a base para os Missionários Lux et Pax evangelizar e catequizar. Trata-se, portanto, de um imenso e rico tesouro da fé popular, reconhecido inclusive pelo Catecismoda Igreja Católica como expressão legítima da vida cristã: Fora da liturgia dos sacramentos e dos sacramentais, a catequese deve ter em consideração as formas de piedade dos fiéis e a religiosidade popular. O sentimento religioso do povo cristão desde sempre encontrou a sua expressão em variadas formas de piedade, que rodeiam a vida sacramental da Igreja, tais como a veneração das relíquias, as visitas aos santuários, as peregrinações, as procissões, a via-sacra, as danças religiosas, o rosário, as medalhas, etc.” (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1674) [2]

    Para compreender melhor o carisma e a espiritualidade da Missão Lux et Pax, é necessário retornar a um aspecto histórico fundamental: foi durante uma Festa do Senhor Bom Jesus de Pirapora que se delineou o nosso modo de ser e agir missionário. Mais tarde, essa compreensão foi aprofundada diante da imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape.


Evangelho de São João 19,1-5 
Imagem criada com tecnologia IA

    O povo cristão é um povo de fé, que chora, vibra, louva, agradece, se sacrifica e busca. Nessa vivência popular, reconhecemos um verdadeiro celeiro de evangelização — um instrumento dinâmico e pedagógico que nos impulsiona a anunciar o Evangelho da Boa Nova da Salvação a todos os homens.

    Ao contemplarmos a imagem sagrada do Senhor Bom Jesus de Iguape, algo nos toca profundamente: o olhar de bondade com que Ele nos olha. Suas mãos, atadas com cordas, são as mesmas que tanto bem realizaram. Seu corpo está ferido, machucado, sangrando. Todo o sofrimento de sua Paixão é expressão de compaixão, misericórdia e amor por cada um de nós.

Ele traz no alto da cabeça uma coroa de espinhos e veste um manto vermelho — sinal de sua realeza. Mas é uma realeza diferente: Ele é o Rei dos Reis, um rei justo e humilde, cujo trono é a Santa Cruz.

O Magistério da Igreja, os Santos Padres e os grandes santos nos deixaram valiosos ensinamentos sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Diz Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, uma das nossas Santas Intercessoras, sobre a Paixão de Jesus: O canto do sofrimento unido aos Seus sofrimentos é aquilo que mais cativa o Seu coração. Jesus arde de amor por nós… Olha a Sua face adorável… Olha os Seus olhos apagados e baixos… Olha essas chagas… Olha a Face de Jesus… Ali verás como nos ama”.[3]

    Na imagem do nosso querido Padroeiro, o Senhor Bom Jesus, contemplamos esse mistério de dor e amor. Ao nos unirmos à sua Paixão, somos convidados a nos tornar missionários da bondade e da misericórdia, procurando fazer sempre o bem àqueles que se aproximam de nós.

    Quem desejar compreender o que é a Missão Lux et Pax, basta olhar para a imagem do Senhor Bom Jesus. Nela se encontra a síntese e o coração desta Obra, profundamente inserida no seio da Igreja e comprometida com o anúncio do Evangelho no mundo.


O Senhor Bom Jesus - Ecce Homo - Padroeiro-Mor da Missão Lux et Pax
Imagem criada com tecnologia IA
 

    Nossa Senhora dos Prazeres, Mãe da Luz e da Paz, é co-padroeira da Missão Lux et Pax.

    Seu título nos recorda que ela é a Senhora das Alegrias. Ao contemplarmos Maria em seu papel na história da salvação — como, por exemplo, no comovente encontro com o Bom Jesus no caminho do Calvário — aprendemos com ela a sermos portadores de amor, consolo e esperança para todos os nossos irmãos sofredores, levando-lhes um pouco de alívio e verdadeira alegria.

    As festas religiosas, marcadas pela fé e pela tradição do povo, são momentos de renovação espiritual, de consolo e de júbilo. Que a Festa do Senhor Bom Jesus seja para nós um forte apelo à evangelização e uma oportunidade para renovar nosso compromisso como cristãos: ser luz do mundo!

REZE A NOVENA DO SENHOR BOM JESUS 2025

_______________________________________________________________________________



[1] BÍBLIA. Bíblia Sagrada Ave-Maria. Tradução Portuguesa da versão francesa, traduzidos pelos Monges Beneditinos de Maredsous (Bélgica). São Paulo: Editora Ave-Maria, 2007.

[2] CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Edição típica vaticana. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2022.

[3] O QUE OS SANTOS disseram sobre a Paixão de Jesus?. Ateléia. 29 mar. 2018. Espiritualidade. Disponível em: https://pt.aleteia.org/2018/03/29/o-que-os-santos-disseram-sobre-a-paixao-de-jesus/. Acessado em 25 de julho de 2025.

terça-feira, 22 de julho de 2025

CINCO BOAS RAZÕES PARA REZAR O TERÇO DA DIVINA MISERICÓRDIA

O Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME) publicou em 2017 um artigo no qual propõe cinco boas razões para rezar o terço da Divina Misericórdia pelas intenções pessoais, saúde de um enfermo, um moribundo ou pelo que cada pessoa tenha em seu coração. O artigo foi escrito por Alejandra María Sosa Elízaga e apresenta…

O Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME) publicou em 2017 um artigo no qual propõe cinco boas razões para rezar o terço da Divina Misericórdia pelas intenções pessoais, saúde de um enfermo, um moribundo ou pelo que cada pessoa tenha em seu coração.

O artigo foi escrito por Alejandra María Sosa Elízaga e apresenta as seguintes razões:

1. Jesus pede

Jesus apareceu a santa Faustina Kowalska, religiosa polonesa (1905-1938) e lhe pediu para divulgar a misericórdia divina através de três meios:

a) A imagem com a inscrição “Jesus, eu confio em Vós”.

Jesus disse: “Prometo que a alma que venerar esta Imagem não perecerá” (Diário de Santa Faustina, 48).

b) A festa da Divina Misericórdia, o segundo domingo da Páscoa (neste ano, 7 de abril).

Jesus disse: “Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores (…). A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas” (Diário, 699).

c) A oração que ele ditou: “O Terço da Divina Misericórdia”.

2. São obtidas graças extraordinárias

Jesus disse: “Oh, que grandes graças concederei às almas que recitarem esse Terço; as entranhas de Minha misericórdia se enternecem por quem reza este Terço” (Diário, 848).

Afirmou: “Ainda que o pecador seja o mais endurecido, se recitar este Terço uma só vez, alcançará a graça da Minha infinita misericórdia… desejo conceder graças inimagináveis às almas que confiam em Minha misericórdia” (Diário, 687).

Prometeu: “Defendo toda alma que recitar esse terço na hora da morte, como se fosse a Minha própria glória, ou quando outros o recitarem junto a um agonizante, eles conseguem a mesma indulgência” (Diário, 811).

3. O papa Francisco recomenda

No segundo domingo da Quaresma de 2016, o papa Francisco mandou distribuir entre os fiéis na Praça de São Pedro “caixinhas de Misericórdia”, “remédio para o mundo de hoje”, que continham a imagem do Senhor da Divina Misericórdia, a explicação do terço da Divina Misericórdia e um terço para rezar.

Em sua bula Misericordiae Vultus, o papa chama santa Faustina de “grande apóstola da Misericórdia” e pede sua intercessão.

4. É muito fácil de rezar

Jesus ensinou assim a santa Faustina: Reza-se “por meio do Terço do Rosário da seguinte maneira: Primeiro dirás o ‘Pai Nosso’, a ‘Ave Maria’ e o ‘Credo’. Depois, nas contas de ‘Pai Nosso’, dirás as seguintes palavras: ‘Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro’. Nas contas de ‘Ave Maria’ rezarás as seguintes palavras: ‘Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro’. No fim, rezarás três vezes estas palavras: ‘Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro’” (Diário, 476).

5. Só demora cinco minutos

Em um retiro com um grupo de seminaristas, Sosa Elízaga convidou para rezar em grupo o Terço às 15h, dizendo: “Só demora cinco minutos”. Ao terminar, um deles comentou: “Verifiquei com meu relógio e, efetivamente, são cinco minutos”.

Fonte: Vatican News