sábado, 11 de julho de 2015

Somos Missionários da Paz

Hoje lembramos de São Bento, nosso glorioso santo intercessor junto ao Bom Deus. Queremos tratar um pouco então como sua espiritualidade está interligada com o Espírito Missão Lux et Pax. Você já deve conhecer a Medalha de São Bento ou ao menos ter visto ela, não sabemos se você já reparou na inscrição PAX gravada nela, é dali que nasceu o nome da Missão Lux et Pax.

PAX é uma palavra que tem grande importância na espiritualidade da Missão Lux et Pax, tanto que ela vem já citada no seu nome (LUX et PAX).
A palavra Pax, nosso nome e saudação oficial dos Missionários desta Obra de Evangelização, significa Paz e seu significado bíblico se encontra no Evangelho de São João, capítulo 14, versículo 27: «Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá», trata-se, portanto, não simplesmente de um sentimento de tranquilidade, do cessar das guerras, da não violência, de bandeira e roupas brancas, mas sim da paz que vem do Bom Deus, é algo então como um sentimento que brota dentro de nós, que nos é presenteado pelo Espírito Santo como um Dom. Não conseguiremos um mundo que viva em paz, sem violência, se não estivermos em paz dentro de nós, no nosso interior, em nossa alma, em outras palavras, consigo mesmo. Não iremos conseguir a paz dentro de nossos lares, na nossa família, se ela não existir dentro do nosso coração. A paz não vem de fora para dentro, é um movimento ao contrário: ela sai de dentro de nós.
Ter paz, também, não significa não ter problemas, significa ter tranquilidade e força interior para superá-los. Esta paz que nos dá forças e tranquilidade só pode vir de um único lugar, o Sagrado Coração de Jesus.
A palavra LUX significa LUZ, esta palavra nos lembra de nossa missão como Missionários Lux et Pax: «Vós sois a Luz do mundo» (Mt 5, 14), quando existe escuridão, existe impaciência, existe preocupação, medo, tristeza, intranquilidade, existe pecado! Mais quando se há uma chama bem acesa ela irradia luz na escuridão e todos os que estão naquela sombra, quando iluminados por esta luz, se sentem mais tranquilos, se sentem em paz, se sentem felizes (aqui fazendo um paralelo com nossa padroeira-mor: N Sra dos Prazeres ou das Alegrias). Portanto, todo Missionário Lux et Pax é o primeiro convidado a se sentir iluminado pela luz que é Jesus e recebendo esta luz dentro de si, fazer brotar a semente da paz dentro do seu coração, para irradiar esta luz para o mundo a sua volta e partilhar os frutos desta semente.


Escola de Formação Santo Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário