Igreja primitiva e Padres do Deserto
A leitura orante da Bíblia, ou LECTIO DIVINA, é um
alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta forma de
oração, conscientes do plano de Deus e da sua vontade, podemos produzir frutos
espirituais em nossa vida.
Pois bem, a Palavra de Deus, desde o começo do
cristianismo, cumpre uma função importante. Ela nutre a fé e orienta a vida dos
fiéis.
Igreja
Primitiva. Vejamos algumas componentes da vida na comunidade
primitiva, reunida para o culto: “Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento
dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (At
2,42).
Posteriormente, São Paulo dirá a Timóteo o seguinte
“Ensinando isto aos irmãos, serás um bom ministro de Jesus Cristo, nutrido com
as palavras da fé e da boa doutrina, que tens seguido fielmente” (Tm 4,6). “Até
que eu chegue aí, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino” (v.13).
Quando fala da leitura: “Trata-se da leitura pública da Escritura, tal como se
praticava nas reuniões de oração na sinagoga (cf. Lc 4,16-21; At 13,14-16).
Alguns pensam que se alude aqui não só à leitura de textos do AT, mas
também de epistolas paulinas ou de outros escritos cristãos” (TEB, 1994).
Padres do
Deserto. No séc. III, muitos homens (hoje conhecidos como Padres do
deserto) se afastaram do mundo e foram viver no deserto para se dedicarem
melhor e exclusivamente a Deus, na solidão, austeridade, renúncia dos bens,
silêncio e oração, etc. Tais pessoas são: Anton, Arsénio, Zacarias e
muitos outros que sempre se sentiram movidas pela Palavra de Deus.
Por outro lado, mesmo existindo, naquela época, um
alto grado de precariedade na cultura e analfabetismo, os monges (anacoretas e
cenobitas) do deserto colocam a Escritura no centro da sua espiritualidade. O
uso das Sagradas Escrituras era algo comum nos mosteiros do baixo Egito. Os
monges aprendiam de cor alguns versos dos salmos, frases do Evangelho e relatos
do AT. Simplesmente, a Palavra ocupava grande parte do dia. Era cantada,
repetida, rezada, aprendida, deixando-se por ela transformar.
Foto: De reprodução. |
Os eremitas dispunham muito tempo para lembrar e
meditar. Durante o trabalho eles recordavam alguma Palavra ou frase da
Escritura, que tinham aprendido de cor. Repetiam e tratavam pôr em prática a
Palavra meditada.
Eles faziam uma hermenêutica (alegórico-espiritual)
da letra do texto, caracterizada pela liberdade do Espírito. Faziam, também,
exegeses cristológicas do Antigo Testamento. De fato, Cristo ocupa o centro de
toda a Revelação. O AT, portanto, deve ser lido à luz do NT. Jesus é o vencedor
do Maligno antigo.
Resultados
da Lectio Divina. A Escritura protegia os monges no combate
espiritual. A Lectio Divina era um conforto espiritual e psicológico na vida de
solidão. De fato, a meditação da Palavra ajuda de modo eficaz a viver com
equilíbrio em todas as dimensões da pessoa. Em resumo, a Palavra de Deus
transmitida tanto de maneira oral como escrita era extremamente importante na
vida cotidiana da Primitiva Comunidade cristã e dos Padres do Deserto. Eles se
sentiam sempre na presença de Deus antes, durante e depois da Lectio
Divina.
Autor do Texto: Cristóbal Ávalos
Bibliografia:
Bíblia Tradução Ecuménica. TEB. -
São Paulo : Loyola, 1994.
Bíblia de Jerusalém. - São
Paulo : Paulinas, 2002.
Bíblia Sagrada. CNBB. - São
Paulo : Canção Nova, 2012.
Diccionario Biblico. AUTORES VARIOS.
Mundo Hispánico.
Historia de la Lectio Divina. Izquierdo
Antonio. - Roma : Ecclesia, 2010. - Vol. 4.
Vocabulario Griego del Nuevo Testamento. Sígueme
Editorial. - Salamanca : Sígueme, 2001.
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